sexta-feira, 9 de maio de 2014

Seu paciente pode parecer mais jovem?

Os ortodontistas, após um longo período em que basearam seus diagnósticos somente na avaliação de modelos de gesso e nas análises cefelométricas, passaram recentemente, a dar maior atenção aos tecidos moles e à estética facial. Arnet, Kokich, Peck, Sarver e Zachrisson, entre outros, ajudaram nossos colegas a definirem, com mais precisão, o posicionamento dos dentes e dos maxilares, para atingir um belo sorriso ao final do tratamento.

Mas uma interessante investigação, publicada recentemente na revista Psychology and Aging, mostra um benefício inédito de nosso trabalho. Um grupo de voluntários buscou responder à questão: “Adivinhe qual é minha idade”, apenas pela observação de fotografias de pessoas, de diversas faixas etárias, com variadas expessões faciais, tais como raiva, medo, desgosto, felicidade, tristeza, ou uma expressão neutra. A surpresa foi que, quando sorrindo, as pessoas tinham sua idade subestimada pelos voluntários, ou seja, pareciam mais jovens.

Se estes resultarem se confirmarem em novos estudos, teremos a certeza que, ao harmonizar a face de nossos pacientes e proporcionar a eles as condições para um belo sorriso, poderemos também estar fazendo com que pareçam mais jovens !

Nenhum comentário:

Postar um comentário