segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Respeito à Natureza

Um pensamento antropocentrista, que invadiu a humanidade e tornou-se mais evidente a partir da Revolução Industrial, levava a crer que tínhamos um papel superior em relação ao meio ambiente da Terra, e que todos os recursos naturais deveriam servir às nossas necessidades.

Esta visão egoísta tem sido combatida por fortes evidências, tais como a crescente instabilidade climática, a crise dos recursos hídricos e a degradação das condições de vida nas grandes cidades. A “ética ambiental” começa a fazer parte das preocupações dos países desenvolvidos e decorre de uma visão mais ampla de nosso posicionamento no mundo, sendo prova do amadurecimento de nossas sociedades e demostrando que o equilíbrio ecológico e o respeito à natureza deveriam pautar muitas de nossas decisões.

Quebra de paradigma semelhante vem ocorrendo na Ortodontia, fruto de um olhar mais abrangente sobre nossos pacientes. A mudança do diagnóstico ortodôntico pouco a pouco abandona um período em que as características de boa oclusão dental, representada pela chave molar, e o correto relacionamento dos maxilares, expresso pela cefalometria, ditavam todas as nossas decisões.

Atualmente, nossa especialidade busca nos tecidos moles o direcionamento para o diagnóstico. A harmonia da face, a beleza do sorriso, a sanidade periodontal e o bom funcionamento da articulação temporomandibular têm crescido em relevância no diagnóstico e plano de tratamento. Os profissionais mais experientes já compreendem que estes fatores trazem melhores condições de vida e satisfação aos seus pacientes, sendo muito mais relevantes que um ângulo cefalométrico ou determinado ajuste causídico.

Seja em escala global, ou em nossos consultórios, a natureza pede respeito e nos ensina a enxergar de forma mais abrangente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário