sexta-feira, 15 de abril de 2016

Acúmulo de placa bacteriana em pacientes com aparelho fixo: entenda a importância da higiene bucal e cuidados preventivos

Disciplina do paciente: esse é o ponto-chave para o sucesso do tratamento ortodôntico. Os cuidados vão desde consultas preventivas à dedicação na hora da limpeza

Disciplina do paciente: esse é o ponto-chave para o sucesso do tratamento ortodôntico. Os cuidados vão desde consultas preventivas à dedicação na hora da limpeza


O sucesso do tratamento ortodôntico não depende apenas do aparelho que você coloca nos dentes, o paciente também possui um papel fundamental com esses cuidados, garantindo a eficiência do acessório. Por conta de vários elementos, como os bráquetes e fios, o acúmulo da placa bacteriana acaba sendo maior que o normal nesses pacientes, aumentando os riscos de doenças, como a cárie e a periodontite. Você não quer atrasar o tratamento por conta dessas inimigas bucais, né? A ortodôntista Andréia Cotrim explica a importância da prevenção oral.

CONSULTAS PREVENTIVAS COM O ORTODÔNTISTA

Andréia afirma que as consultas preventivas podem salvar a saúde dos dentes, ainda mais para o paciente ortodôntico que está mais propensos a problemas bucais. “A escolha de um programa preventivo deve estar fundamentada pelo nível de risco à cárie e doenças periodontais que o paciente está exposto, se baixo, médio ou alto”. Definido esse risco, o profissional estabelece o tratamento ideal para manter a saúde bucal do paciente.

ESCOVAÇÃO + FIO DENTAL = FIM DO ACÚMULO DA PLACA

A placa bacteriana é o início de muitas doenças bucais. Mas o curioso é que para ficar livre dela os cuidados são bem simples e que podem ser aplicados na sua rotina diária. A técnica mais eficiente para o controle da placa se resume no uso da escova e do fio dental pelo próprio paciente, como explica a profissional. "Este método mecânico de higiene bucal, utilizado domesticamente, representa o grande alicerce da profilaxia (limpeza) periodontal, sendo o de maior importância nos cuidados cotidianos". Vale a pena dedicar minutinhos do seu dia para cuidar do sorriso.

HIGIENE EM APARELHOS FIXOS DURA 10 MINUTOS

"Em pacientes com aparelhos fixos, uma limpeza perfeita dos dentes requer tempo (em média dez minutos) e dedicação, exigindo dos mesmos muito cuidado e disciplina", conclui. Ter um kit bucal exclusivo para o paciente ortodôntico faz toda a diferença.
Existem escovas especiais, como a ortodôntica e a interdental. O creme dental para manter as gengivas fortes também é um aliado e, claro, fio dental para facilitar esse momento e acabar com a placa entre os dentes. Finalize com enxaguante bucal para deixar a boca com aquele sabor refrescante. Todo esse cuidado não é só estética, mas bem-estar e saúde também. Por um sorriso lindo, qualquer esforço é válido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário